quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

No coração da montanha... (Da série, Temas).

Montanha Longs Peak - Colorado.


No coração da montanha... Obrigado, Reinhold Messner.

Desde muito cedo, em minha vida, eu gosto de aventuras. E, desde muito cedo também, uma das aventuras que mais gosto, é escalar montanhas. Vivia indo à Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, e me divertia muito escalando aquelas paredes de pedra, maravilhosas. Por coincidência (ou não), quando morei nos Estados Unidos, morei no estado do Colorado. Que, para quem não sabe, é o paraíso dos alpinistas e montanhistas. The Rockies... Um lugar, realmente, muito bonito e provocante. Não consigo explicar mas, as montanhas mexem muito comigo. É um desafio muito grande. Um estímulo enorme. Tanto o trabalho de percurso, como também o prazer da conquista. Chegar ao topo é, realmente indescritível. Gostaria de dizer que participei de um grupo, onde tive várias aulas, e trabalhos, de exercícios físicos, para a preparação de uma escalada ao Mount McKinley, que fica localizado no estado do Alaska. Essa montanha impressionante, tem 6.194 metros, e é considerada a montanha mais fria da Terra. E, por conta de suas condições climáticas, é considereda uma das mais difíceis do mundo. Mas, as coisas mudam e, por força de uma decísão pessoal, no meio do projeto, eu decidí retornar ao Brasil e não pude concluir esse meu projeto. Deus sabe o que faz. Segue abaixo, a relação de montanhas fourteeners (montanhas com mais de 14.000 pés) que escalei (houve outras, mas essas foram as mais marcantes):

Mont Elbert - com 14.433 pés, ou 4.400 metros, é a
segunda mais alta montanha dos Estados Unidos
(no conjunto dos 49 estados - sem contar o Alaska).
Grays Peak, com 14.270 pés.
Torreys Peak, com 14.267 pés.
Mount Evans. Com seus 14.264 pés, subi ao cume dessa
montanha oito vezes. Amava...
Longs Peak, essa foi à montanha mais difícil das minhas escaladas
pelos EUA. São 14.255 pés de muita beleza e muita dificuldade (foto).
Pikes Peak, com 14.110 pés. Localizado em Colorado Springs.
Snowmass Mtn, com 14.092 pés. Localizado em Aspen.
Mount Bierstadt, próximo ao Mt. Evans, com 14.060 pés.
Little Bear Peak, com 14.037 pés.

Quando estive por lá, estava num dos momentos mais difíceis de minha vida e, as minhas escaladas pelas rochosas foram muito importantes. Me fizeram refletir, entender e descobrir muita coisa. Nas alturas, perto do céu, os sentimentos ficam mais claros. A saudade vem e as certezas aparecem. Crescem, afloram. Foi lá que, junto a uma foto de meu filho, André, decidi que meu retorno ao Brasil era certo e que seria o mais rápido possível. Decidi voltar para a terra que adoro e para as pessoas que amo. No alto da montanha, sentindo a primeira neve do outono, no rosto, descobri que essa era a verdadeira e mais importante montanha a ser escalada.

Maü Cardoso.

2 comentários:

  1. Montanhas....barreiras da vida, que devem ser enfrentadas e conquistadas...O trabalho do percurso....o prazer da conquista...Como tudo na vida.
    Lindo seu texto, meu querido! Emocionado e emocionante, claro e empolgante, vivido e sentido a cada instante, dessa sua vida. Prazeres e conquistas, estratégias, dor, cansaço e medo...Como tudo na vida...
    Que você nunca deixe de procurar suas montanhas, seus prazeres, seus ideais...Pois a vida só te dará conquistas, como resposta a isso.
    Grande beijo, Rose

    ResponderExcluir
  2. Rose, Rose... Seus comentários, sempre, me deixam pensativo. Sempre. E, porque sou humano, sempre envaidecido, também. Um beijo grande, Maü.

    ResponderExcluir